O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse ao Valor que escolheu o mineiro Romeu Caputo para ocupar a chefia da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, vaga aberta desde novembro com a saída de Cesar Callegari, convidado pelo prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad, para assumir a Secretaria Municipal de Educação da capital paulista.
Atual diretor de Articulação e Apoio aos Sistemas de Educação Básica da SEB, Caputo terá sua promoção oficializada na edição desta sexta-feira (21) do “Diário Oficial da União”. “É um profissional super-preparado, que conhece muito bem a estrutura do ministério e a realidade da educação dos Estados e municípios”, disse Mercadante.
Caputo é graduado em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, entre 2001 e 2007, foi gerente de Gestão Administrativa e Financeira da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Em 2007, assumiu posto de diretor na SEB quando a titular era Maria do Pilar Lacerda, ex-secretária municipal de Educação da capital mineira.
Com profundo conhecimento de gestão da educação nos sistemas de ensino brasileiro, Caputo tinha ampla relação com prefeituras e governos estaduais, cuidando da consolidação de programas federais do MEC em Estados e municípios. Na função que ocupava no MEC, Caputo constumava receber e avaliar as demandas de secretários de Educação de todo o país por ônibus escolares, infraestrutura escolar e repasses financeiros, entre outras, antes de chegarem à mesa do titualr da SEB e do próprio ministro da Educação.
(Luciano Máximo e Cristiane Agostine | Valor)