Do R7 – Educação
Jornal O Globo publicou reportagem sobre erros em redações de nota máxima
O jornal diz que recebeu 30 textos enviados por candidatos do Enem 2012 que atingiram a pontuação máxima, com comprovação pelo MEC (Ministério da Educação). Neles, erros graves de concordância verbal, acentuação, pontuação e ortográficos como “rasoavel”, “enchergar”, “trousse” foram encontrados.
Em nota, o Inep disse que “a tolerância deve-se à consideração, e isto é relevante do ponto de vista pedagógico, de ser o participante do Enem, por definição, um egresso do Ensino Médio, ainda em processo de letramento na transição para o nível superior”.
O jornal informou também que, segundo o guia da redação no Enem 2012, produzido pelo MEC, os 200 pontos na competência 1 (“demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita”) são atingidos apenas se o participante demonstrar excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando pouquíssimos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita. “Desvios mais graves, como a ausência de concordância verbal, excluem a redação da pontuação mais alta”, informa o guia.