Fonte: Exame.com – 29 de junho de 2015
Só 60% dos jovens estão na série compatível com a sua idade
Ter poucos jovens frequentando a sala de aula é um desafio que, aos poucos, vem sendo superado no país. Estima-se que 83,3% dos adolescentes de 15 a 17 anos estejam matriculados nas escolas. Há pouco mais de dez anos esse percentual era de 79%.
O problema, no entanto, é que muitos deles não frequentam as séries correspondentes à sua idade. É como se, a cada 100 jovens brasileiros, apenas 60 fossem alunos do ensino médio.
Por que isso é ruim? O atraso escolar pode fazer com que boa parte desses estudantes desista de concluir os estudos e, consequentemente, de entrar numa universidade.
Assim como em outros indicadores da educação, o percentual de quem consegue chegar ao ensino médio na idade certa varia muito de estado para estado. Enquanto em São Paulo quase 70% dos jovens de 15 a 17 anos estão no ensino médio, em Alagoas apenas 37% alcançam essa etapa de ensino.
A galeria a seguir mostra essas diferenças. Nela, o ranking dos estados foi organizado a partir dos dados de jovens matriculados no ensino médio na idade certa. A ordem começa com os estados com menor índice. Ou seja, os primeiros lugares são ocupados pelos que têm menos alunos numa série compatível à sua idade.
Há, ainda, informações sobre jovens nesta faixa etária que frequentam a escola – independentemente de estarem na série correta – e o percentual de alunos que conseguiram terminar o ensino médio com a idade certa.
Os dados, referentes a 2013, são do Ministério da Educação e aparecem no Anuário Brasileiro da Educação Básica 2015, organizado pelo movimento Todos pela Educação.