Portal Aprendiz – Da Redação – 28/03/13
O site Almanaque da Rede funciona como uma rede social de aprendizagem. Criada pela escritora Sonia Rodrigues, a página era inicialmente restrita a alunos da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, mas passa a ser aberta a alunos de todo o Brasil que estejam cursando o Ensino Médio, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e universitários do primeiro período de qualquer curso, além de professores. Todo o conteúdo disponível na plataforma pode ser acessado gratuitamente.
A cada atividade concluída, o aluno preenche uma ficha de auto-avaliação. Paralelamente, o professor poderá avaliar o estudante por meio de outra ficha, com os mesmos parâmetros que o ele usou para se auto-avaliar. Para participar do Almanaque da Rede, o professor deve fazer o curso online de capacitação em gestão de aprendizagem digital, com carga horária de 12 horas. Ao final do curso, o docente recebe um código que fornece aos seus alunos para que esses possam adicioná-lo como o avaliador.
Tutores do Almanaque da Rede também avaliam a produção dos alunos, dando dicas e comentando erros e acertos dos participantes. Além de acessar materiais, os usuários podem compartilhar, criar, comentar e interagir. Desde 2009, mais de 13 mil estudantes já tiveram contato com a rede.
E iso mesmo ter um ambiente legal pra se trabalhar.
Interessante. Vou testar
otima ideia
A plataforma “Árvore e Elefante letrado” também são ótimos.
Legal.
Uma proposta muito interessante que traz como objetivo a escrita colaborativa, a criatividade através de uma estrutura gameficada.