Mercadante diz aguardar aval da Casa Civil para anunciar sua equipe
Folha de São Paulo
06/02/2012 – 14h15
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta segunda-feira (6) que aguarda uma posição da Casa Civil para anunciar a nova equipe da pasta.
“Os nomes já foram escolhidos. Estamos aguardando a formalização da Casa Civil”, disse.
Mercadante esteve presente hoje à cerimônia de posse dos reitores do Instituto Federal Goiano, Vicente Pereira de Almeida, e do Instituto Federal Catarinense, Francisco José Montório Sobral.
Ele assumiu a pasta no fim de janeiro em substituição a Fernando Haddad, que deixou o cargo para concorrer à Prefeitura de São Paulo.
O novo ministro já promoveu algumas mudanças na pasta. Na Secretaria Executiva do ministério, foi exonerado o diretor de programa José Luís Balalaica dos Santos.
Para o seu lugar, foi nomeado Leonardo Osvaldo Barchini Rosa, que atuava no MEC como chefe de gabinete de Haddad. Barchini Rosa também já chefiou a assessoria internacional do ministério.
Para a chefia de gabinete, foi nomeado Luiz Antônio de Mello Rebelo, que ocupou o mesmo cargo no Ministério da Ciência e Tecnologia na gestão de Mercadante.
A secretária de Educação Básica Maria do Pilar Lacerda anunciou pelo Twitter que estava saindo e que seria substituída por César Callegari, membro do CNE (Conselho Nacional de Educação). O MEC ainda não confirmou o nome do novo secretário.
No Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Malvina Tuttman, responsável pelo órgão, pediu para deixar o cargo no último dia 26.
O órgão é responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Em seu lugar deve ficar Luiz Cláudio Costa, atual secretário de Educação Superior do MEC.
Com Agência Brasil