Jornal da Globo – Edição do dia 11/06/2013 – Renata Ribeiro – São Paulo, SP
Universidades americanas e europeias já chegaram ao Brasil.
USP entra para valer no mercado de educação a distância.
A partir desta quarta-feira (12), a USP, a maior universidade da América Latina, começa a ministrar cursos pela internet de graça, a exemplo das principais universidades do mundo.
Certificado não em Harvard, mas de Harvard. Pelo curso de epidemiologia, Camilo Saraiva começou a explorar o imenso universo da educação a distância. Agora, o médico se especializa em economia comportamental.
Universidades americanas, europeias e até mexicanas já chegaram ao Brasil. O conteúdo é quase 100% em inglês. A partir desta semana, a USP entra para valer no mercado de educação a distância com dois cursos: física básica e probabilidade e estatística.
“A gente teve uma preocupação muito grande de não perder qualidade, a qualidade do curso. Esse que está sendo oferecido agora, na parceria com a Veduca, tem a mesma qualidade que os alunos de engenharia têm aqui na Escola Politécnica”, afirma Guilherme Ary Plonski, professor de Engenharia de Produção da USP.
O Brasil tem a quinta maior população universitária do mundo, mais de 6 milhões de estudantes. É pouco. Só 13% dos jovens brasileiros de 18 a 24 anos estão matriculados em uma universidade.
“Educação totalmente gratuita. Nosso propósito é democratizar a educação. Qualquer pessoa que queira um certificado, que queira aprender esses conteúdos, no nível da melhor instituição de ensino da América Latina, que é a USP, já podem fazê-lo, através do Veduca”, afirma Carlos Souza, CEO da Veduca.