Audioblogs, podcasts e rádios virtuais podem usados como ferramentas para inovar em sala de aula. Para tratar o tema, o Porvir reuniu em uma lista oito ferramentas, apps e plataformas que podem ajudar os professores a produzir, editar e divulgar conteúdos a partir do uso dos áudios em classe. Além disso, separamos algumas dicas de como aplicar os materiais produzidos em atividades práticas.
Uma delas é a gravação de programas de rádio, que pode ser destinada para as mais diferentes disciplinas. Por exemplo, em história, em vez de realizar um seminário explicando temas sobre a história do Brasil e do mundo, professores e estudantes podem criar audioblogs. O blog História Digital – já apresentado por aqui –, pode ser uma alternativa para encontrar os conteúdos teóricos sobre a disciplina.
Outro exemplo, é a produção de rádios virtuais para abordar o cotidiano do colégio, como datas de vestibulares, concursos, premiações, feiras de ciências, entre outros. Os estudantes também podem explorar o bairro para criar podcasts sobre o dia a dia da comunidade. Em português, por exemplo, é possível produzir áudios contando os diferentes modos de falar dos moradores, suas origens e sotaques; em história e geografia, eles podem tratar o surgimento da região; em artes, as curiosidades, os eventos culturais e os artistas locais.
Uma opção um pouco mais ousada, é a criação de radionovelas, que podem ajudar os professores a trabalhar com os estudantes aspectos da comunicação, como a produção textual e oralidade. Outro recurso, mais simples, é a leitura de redações e poemas, que podem ser feitos em casa e abrigados em um blog criado pela turma. O Porvir, inclusive, já mostroucomo usar os blogs para melhorar a escrita dos alunos e trabalhar temas como uso de mídias sociais, cidadania digital e direitos autorais.
Veja a lista:
Podbean
Nesta ferramenta gratuita, os alunos podem subir seus áudios de disciplinas e trabalhos realizados em sala de aula e disponibilizá-los para que outros usuários conheçam seus projetos, comentem e compartilhem. Toda a sala, por exemplo, pode acompanhar os trabalhos dos colegas na plataforma. Os conteúdos são inseridos no site em categorias específicas como artes, jogos, ciência e medicina e educação. Ao todo, o site abriga 600 mil podcasts. A maioria é em inglês, mas é possível encontrar vários áudios em português – basta procurar pela palavra Portuguese no campo Search.
Soundcloud
Outra plataforma para publicações de áudio é o Soundcloud. O acesso pode ser feito pelo Facebook. Assim como nos blogs, que permitem a interação por meio de comentários, os alunos também podem curtir, comentar e compartilhar os podcasts dos colegas na plataforma de áudio, fazendo críticas e dando dicas sobre as produções.
VoiceThread
Este é um aplicativo gratuito para iPhone e iPad que permite realizar conversas dinâmicas em torno de imagens, slides ou até mesmo vídeos. Além disso, é possível escrever e desenhar diretamente na tela. O app é especialmente usado por arquitetos, executivos, professores e engenheiros do mundo inteiro. De acordo com informações da AppStore, mais de 25% das melhores universidades dos Estados Unidos se conectam em torno do VoiceThread.
Audacity
Para colocar a mão na massa, uma boa opção é o Audacity, um dos softwares mais conhecidos para editar os áudios. A ferramenta gratuita ajuda a gravar, reproduzir, importar ou exportar sons em diferentes formatos. Para produções mais sofisticadas (no caso de radionovelas, por exemplo), o software oferece efeitos mais sofisticados, como aplicar cortes, copiar e colar recursos ou até mesmo mixar faixas.
Audiotool
Outra ferramenta de edição e mixagem gratuita é o Audiotool. No entanto, ao contrário do Audacity, ela oferece uma lista mais completa de efeitos de audio e uma interface mais amigável e de fácil uso pelos estudantes.
GarageBand
Esse app é ideal para incrementar as aulas de música para além da sala de aula. O estudante pode, por exemplo, sem a presença do professor, treinar em casa diferentes instrumentos, como piano e guitarra. Além disso, o aplicativo permite ao jovem usar recursos de edição de texto para compor músicas. Para adquiri-lo é preciso desembolsar US$ 14,99 na AppleStore.
Kompoz
Já o Kompoz pode ser uma boa alternativa para estimular o trabalho equipe. O estudante pode criar suas próprias músicas – para trilhas de trabalhos audiovisuais, por exemplo. E, de forma colaborativa, pode receber a ajuda dos colegas simultaneamente. No site, todo novo audio está aberto para que mais pessoas, de até 165 países, ajudem na edição do material.
Isso serve para fazemos uma reflexão.
Precisamos conhecer esses aplicativos..são.tamtas formações com temas repetitivos.
Para dar certo o professor precisa de tempo de planejamento.
É necessário informações e planejamento
Ferramentas interessantes como forma de aprendizagem e comunicação.
Os recursos são interessantes e com certeza estimulam o interesse e a criatividade.
Interessante a sugestão desses oito recursos, mas para aplicação desses há a necessidade dos educadores participarem de cursos de aperfeiçoamento para cocolocál-os em prática…
É necessário formação, e tempo para planejar as ações.
Ótimas sugestões, porem o professor precisa de tempo, formação e recursos para usar essas ferramentas em sala de aula. o que temos hoje nas nossas escolas são professores sobrecarregados e sem tempo para planejar suas aulas quanto mais participar de formações.
O audacity é bem facil de usar. Indico.