Um programa que surgiu para resolver problemas do sistema público de educação de Boston, nos Estados Unidos, em 2003, já se tornou um modelo para a formação de professores em todo o país. O Boston Teacher Residencyé inspirado nos treinamentos de residência médica e tinha como metas principais reduzir a rotatividade dos profissionais nas escolas da cidade e diversificar o perfil deles – enquanto 86% dos estudantes de Boston eram negros, 3 a cada 5 docentes eram brancos. Em 2012, os mais de 400 professores preparados pela pós-graduação comprovam o sucesso: a taxa de retenção depois de três anos nas escolas é de quase 90%, enquanto a média nacional é de 50%. E 49% dos formados são negros.
Além disso, outras carências da rede estão sendo supridas: 37% dos que passaram pela residência dão aulas de educação especial ou inglês como segunda língua e 55% ensinam matemática e ciências, todas especialidades que estavam em falta nas escolas.
“Quando o BTR (Boston Teacher Residency) foi criado, o objetivo era formar pessoas que realmente estivessem preparadas para trabalhar em Boston, que conhecessem as cidade e estivessem comprometidas com ela. O que esperávamos é que essas pessoas continuariam trabalhando aqui por muitos anos”, explica o cofundador e diretor executivo desde 2011 do curso de pós-graduação, Jesse Solomon. Conforme o também professor, as escolas da cidade enfrentavam problemas comuns aos colégios públicos de grandes centros dos EUA, onde a maioria dos docentes é desconectada da realidade local e não tem subsídios para enfrentar as dificuldades de comunidades carentes. O resultado disso é que muitos acabavam desistindo de trabalhar.
Mas qual é o segredo da formação de Boston? Os principais diferenciais do programa, segundo o diretor, estão na prática (sempre aliada à teoria) e nos benefícios oferecidos para pessoas talentosas participarem do curso de 13 meses e, depois, ficarem pelo menos mais três anos nas escolas locais.
Após dois meses de curso intensivo nas férias (julho e agosto), os alunos do programa de pós-graduação passam – durante um ano inteiro – por uma imersão em uma escola pública, monitorados diariamente por um experiente tutor. Nesse período, apenas uma noite por semana e os dias de sexta-feira são reservados para aulas e seminários sobre teorias e pesquisas educacionais. Nesses momentos, os residentes são expostos a muita informação sobre a cidade para a qual estão sendo preparados a trabalhar, como o currículo escolar, a história, os problemas, o perfil dos alunos e das famílias.
O curso é puxado, porque além de exigir que o aluno ensine o dia todo, ainda demanda preparação de aulas, redação de artigos e envolvimento em projetos de pesquisa. “Nós sobrecarregamos o residente de propósito, para ele não se sentir sobrecarregado quando estrear na carreira”, diz Solomon.
Ao final deste primeiro ano, os alunos recebem um diploma de mestrado da Universidade de Massachusetts e assumem o compromisso de trabalhar por três anos na rede pública de Boston, período em que seguem recebendo suporte do BTR por meio de consultorias com profissionais experientes, cursos extras e a possibilidade de troca de experiências entre membros da comunidade de residentes.
Benefícios
Para atrair pessoas talentosas para o programa, outros diferenciais são a bolsa que os estudantes recebem de US$ 11.100 no primeiro ano e um empréstimo de US$ 10.000 para cobrir despesas gerais. Depois, para cada ano trabalhado, um terço do empréstimo é perdoado.
Tais atrativos permitem que o BTR seja bastante rigoroso na seleção dos 75 residentes que entram para a pós-graduação por ano. Em seu site, uma das primeiras informações disponíveis para quem quer se candidatar alerta que o mestrado recruta “indivíduos talentosos e comprometidos”, sejam eles recém-formados em faculdades ou profissionais que queiram trocar de profissão.
Os aspirantes a residentes, além de encaminhar cartas de apresentação, currículo, recomendações, são submetidos a um “dia de seleção”, quando fazem entrevistas, dão uma aula de cinco minutos, prestam uma avaliação escrita e participam de um exercício em grupo para solucionar um problema. “O recrutamento é um o primeiro pilar do programa”, segundo Solomon, que comemora os bons resultados que impactam na educação de mais de 20 mil crianças em Boston todos os dias e influenciaram outras redes de ensino dos EUA.
Em 2007, o BTR deu origem à rede UTRU (Urban Teacher Residency United), em conjunto com outros programas semelhantes de recrutamento e preparação de professores presentes em Boston, Chicago e Denver. O grupo divulga e dá suporte para cidades que querem implementar o modelo já presente em mais de 20 centros urbanos e apontado como uma solução para corrigir deficiências na formação dada nas faculdades para preparar mestres de alta qualidade.
otimo
Muito bom conhecer essa escola e saber como elas estao.
Excelente estratégia para atrair e inserir profissionais preparados na rede de ensino. Parabéns à iniciativa.
A pratica precisa ser associada a teoria.
Prática se aprende na sala de aula. Ótima.iniciativa
Penso que de fato é uma forma bastante eficiente de preparar e inserir bons profissionais nas redes de ensino. Porém em nossa realidade isto ainda está muito distante uma vez que cada vez mais se observa a inserção de profissionais despreparados para o exercício docente em nossas escolas.
Se um dia a Educação for prioridade certamente teremos novos profissionais preparados para mudarmos a realidade…
ótima leitura.
Certamente que a ideia é boa, mas com a devida valorização do profissional, bolsas de auxílio, por exemplo, contribuem para que o professor posso se dedicar aos estudos e aperfeiçoamento profissional.
A educação no Brasil não valoriza o educador.
Concordo. Infelizmente nossa categoria é muito desvalorizada e mesmo assim professores tiram muitas vezes do próprio bolso, recursos para tornar suas aulas mais atrativas e motivadoras.
Com certeza eu acredito e diante das leituras propostas, percebesse que o professor primeiramente precisa ter perfil para a profissão, ter encajamento, ser inovador e se desafiar constamtemente para evoluir em suas práticas metodológicas. Para isso é muito importante a formação continuada e sempre estar se atualizando.
Realmente, o texto é uma ótima leitura. Nos faz refletir sobrea importância de nos atualizarmos constantemente!
Parabéns pela iniciativa. Escola e família sempre unidas.
Bem interessante o profissional fazer “residência” isso com certeza traz mais resolutividade no momento de efetivar a prática em sala de aula.
Concordo que a partir do momento que se conhece a realidade de algo o envolvimento é maior, tendo assim sucesso no objetivo proposto. Além disso, conciliar a teoria com a prática fazem com que se obtenha um excelente desempenho!!
Muito bom a ideia do projeto, pois é praticando que se pode refletir as teorias.
Muito bom a ideia do projeto, pois é praticando que se pode refletir as teorias que se pode elaborar novas estratégias para o sucesso das aprendizagens
Boa iniciativa. Realidade desde os estudos.
Realmente seria de grande valia
Infelizmente os estágios, antes obrigatórios, estão se tornando cada vez menores, divididos em vários módulos, de observações, formando professores cada vez menos preparados.
Acredito que o sucesso vem do querer ser bom. De ir atrás do melhor
Um meio de atrair profissionais disponíveis. Mantendo-os focados, por meio dos suportes e, como contrapartida, a passagem pela rede pública de ensino. Isso, evidentemente, eleva a qualidade do professor e, consequentemente, a do estudante.
A carreira do profissional da educação deveria atrair os mais bons alunos e a eles oferecer a melhor preparação.
É interessante essa matéria, ao colocar que um professor faz residência antes de atuar na rede pública, porque é uma oportunidade de adquirir experiencia e conhecimentos necessários para a prática da docência.
A formação do professor deve ser continuada e aliada à pratica de docência.
A prática deve estar aliada a teoria.
Muito interessante, É uma boa oportunidade dos novos profissionais da educação chegarem nas escolas mais seguros, melhor preparados e assessorados.
Muito importante ter a prática inicial com acompanhamento pedagógico.
A teoria é importante ,mas é a prática que realmente vai fazer a diferença.,
Muitos cursos na área da educação são à distância, onde o formando pouco teve contato com o dia a dia de uma sala de aula, além de sair praticamente despreparado. Infelizmente é uma realidade de muitas regiões. Muito do conhecimento, do jogo de cintura, do bom senso, do aprendizado vem com a prática.
Achei muito importante esse material que nos ajuda a ter uma visão da gestão democrática.
Onde a comunidade escolar deve estar alinhada juntamente com o diretor.
Devemos também sempre levar em conta que a teoria deve estar ligada a prática pedagógica
A prática da docência ainda na formação pode contribuir na formação de profissionais mais comprometidos e decididos.
com isso maior segurança e aprendizagem
Prática aliada a teoria sempre da melhores resultados…
Importante a pratica dos docentes
Muito bom, percebe-se que a teoria e prática devem andarem juntas, somente assim será possível resultados satisfatórios, O embasamento teórico é o alicerce e a prática a construção.
Teoria e prática caminham juntas, mas é importante saber a realidade de nossa comunidade.
Muito interessante! Segundo o artigo, os educadores residentes terminam o curso com uma formação de excelência, aliando a teoria à prática, e tendo noção da realidade que irão enfrentar ao exercer a profissão escolhida!
É a prática aliada a parte teórica.
É muito importante o estágio, mas só o dia a dia , a prática e a dedicação, o fará um profissional de sucesso.
Muito interessante esse material, porque ter uma oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos com um acompanhamento pedagógico, também nos ajuda a ter uma visão da gestão democrática.
Conteúdo de suma imporância para o desenvolvimento e a participação na gestão democrática.
Apoio ao trabalho dos professores.
Conteúdo de suma importância para o desenvolvimento e participação da gestão democrática.
Acredito que quanto mais buscamos conhecer o contexto onde estamos inseridos, melhor será a aplicabilidade do que é necessário e, mais efetivos serão os resultados.
Prática e teoria formam a conexão contextualizada para o desenvolvimento de uma práxis educacional exitosa,
O texto foi muito esclarecedor!!! O professor sente-se mais seguro quando aplica suas teorias à prática dentro do contexto escolar.
Muito interessante! Além do suporte financeiro, o acompanhamento feito durante o processo é extremamente importante pra dar apoio, suporte e conhecimento para o professor que está iniciando a carreira.
Acredito que essa prática deveria ser adotada em todas as escolas, facilitaria o início da prática pedagógica dos docentes.
Todas as possibilidades de se adquirir a prática pedagógica efetiva é fundamental para para a relação professor e aluno. Super aprovo.
A prática em sala de aula é fundamental para que os estagiários, futuros professores efetivos, conheçam e vivenciem os diversos afazeres pedagógicos dentro de uma estrutura escolar: planejamento, ação, resultados, enfim, de uma forma geral, a construção de um vínculo e realização dos mais diversos projetos, no relacionamento direto com a equipe escolar e, o melhor, com os alunos e a comunidade escolar.
Educadores precisam estar preparados para mudanças e um trabalho de sucesso somente é possível se houver responsabilidade, empatia e busca de conhecimento.
É importante que o professor tenha um período para se adaptar e adquirir mais segurança na sala de aula
É importante o professor ter conhecimento da prática docente, assim com da comunidade em que ele esta atuando, sempre com suporte pedagógico dos setores responsáveis por isso.
Muito interessante os alunos da pós graduação desenvolver um trabalho em escolas públicas, Oportuniza a eles conhecerem diferentes realidades.
Muito interessante praticar de forma supervisionada para conseguir conhecimento da realidade em que trabalhará.Dessa forma os profissionais chegam mais seguros da sua função nas escolas.
É de suma importância aliar a prática com a teoria, assim os resultados serão melhores.
Acredito que uma gestão democratica precisa ter em seu formato a prioridade de oportunizar e estimular o protagonismo em todos os seguimentos escolar, promovendo em todos o sentimento de pertencimento ao estabelecimento de ensino. Assim, será mais facil e garantido o sucesso escolar.
O estagio é um período importante no aprendizado do futuro profissional.
A Teoria e prática devem andar juntas, desta forma, o preparo para as situações que ocorrem em sala de aula, terão mas facilidade e embasamento para serem resolvidas.
O conhecimento da realidade é muito importante para um trabalho de sucesso.
Infelizmente os estágios são pouco aproveitados e pela escola e pelo próprio estagiário
Hoje a nossa realidade não tem como ter professor acomodado, é preciso que evoluam e para isso precisam ser mais motivados para buscar mudanças na vida profissional.
Interessante. Todo o aperfeiçoamento é muito válido.
Daí a importância de conhecer a realidade local.
Poucas escolas oferecem oportunidade para os estagiários, porém é de suma importância este período, para que realmente a prática seja desenvolvida. Na verdade, estamos sempre aprendendo, pois a formação do professor é constante.
Somos seres em evolução é preciso estarmos estudando e buscando novos conhecimentos .
Acho de suma importância que os professores tenham uma experiência antes de assumir em uma escola, pois assim atuarão mais seguros.
Os estágios deveriam ser obrigatórios
Teoria e prática devem andar juntas
A formação é fundamental para uma boa prática, e principalmente a formação continuada.
.
Boa estratégia para inserir educadores e dar suporte para esse profissional.
A formação deve fazer parte da continuidade do aprendizado do professor, o mundo muda constantemente e devemos acompanhar essa transformação para estar sempre próximos de nossos alunos.
Estratégia boa para inserir os profissionais da educação.
Excelente iniciativa, pois selecionam futuros professores com comprometimento e conhecimento sobre a educação.
O docente ou futuro professor deve ter uma prática associada ao conhecimento da comunidade em que ele esta atuando, assim como, a um suporte pedagógico efetivo durante todo o seu período de atuação. A aprendizagem é contínua.
O docente ou futuro professor, deve ter a sua prática associada ao conhecimento da comunidade em que ele esta atuando, assim como ter um suporte efetivo pedagógico, durante todo o seu período de atuação. A aprendizagem é continua,assim como os processos de avaliação ,para sabermos se estamos no rumo certo.
Um programa que selecionasse, com um olhar mais rigoroso, os profissionais que estão sendo encaminhados para as nossas escolas seria importantíssimo. Hoje vemos muitos colegas totalmente despreparados dentro da sala de aula,
Muito bom este material, vindo de outra realidade mas que pode ser adaptada a nossa realidade, para atender as necessidades da comunidade de nossa escola.
Em um ano o aluno residente tem o diploma de Mestrado.
Com certeza a preparação para entrar em uma sala de aula é muito importante.Infelizmente o que temos presenciado é que muitos profissionais estão entrando em sala de aula sem experiência nenhuma, sem saber o que é realmente uma sala de aula.
Mudanças de rotas e estratégias baseadas na realidade traçam resultados desejados.
Interessante esse processo de residência dos Estados Unidos. O professor se apropria de tadas as informações acerca do seu oficio no cotidiano.
Prática aliada a teoria, uma não deve existir sema outra, capacitar, estimular, preparar os docentes para o trabalho e apoiá-los é fundamental.
Acredito que o professor em formação deveria fazer uma pesquisa junto a escola que fará o estágio, durante todo curso, para ter a oportunidade de conhecer a escola e depois fazer um projeto de intervenção
A teoria é fundamental para a prática.
É de suma importância, que o professor atue, na escola, para seu aprendizado e formação, pois desta forma, poderá associar a teoria com suas práticas e compreender os “desdobres” diários da prática do ensino com os educandos. O estágio é muito importante.
A aprendizagem é continua, o aluno centro de todas as ações da escola, quando se pretende uma gestão democrática é necessário a cooperação e comprometimento de todos os envolvidos na organização e execução das estratégias pelo coletivo construídos. E as tecnologias são ferramentas pertencentes a educação contemporânea.
Conhecer a escola antes é uma boa estratégia para na construção das possíveis intervenções construídas pelo coletivo da escola.
Temos visto muito isto nos novos profissionais: muita teoria e pouca prática. Aliar prática de quem está nos sistemas e quem ingressa unindo os esforços seria muito benéfico para o processo educacional e para o enriquecimento do grupo de profissionais. Mesclando conceitos e experiências e produzindo o novo.
A formação associada a novas práticas, fornece um aprendizado contínuo
Comentário: Nesse texto, a ideia de permanência do profissional da educação por mais tempo em uma determinada escola, também é defendida. Partindo do pressuposto que o profissional ficando por um período longo na mesma escola, com vistas a desenvolver a escola e os estudantes.
A iniciativa é positiva, uma vez que a experiência com o meio educacional é a realidade do trabalho, sendo influenciadas por vários fatores externos do meio escolar.
SIM..comprometer-se com a educação
A pratica precisa estar aliada a teoria.
A teoria é muito importante,mas a prática faz toda a diferença,por que aprendemos bem quando colocamos nossos conhecimentos na prática.
Um profissional de excelência é formado pelo conhecimento da “Teoria X Prática” no desenvolvimento de seu trabalho.
A leitura nos trouxe uma reflexão a cerca da importância de profissionais qualificados e bem-sucedidos, porém temos muito o que avançar em nosso país. É preciso investir em qualificação, profissionais para todas as áreas que o novo ensino médio exige e profissionais do AEE para auxiliar os estudantes que necessitam de auxílio e, desta forma, buscarmos a equidade.
Temos no nosso sistema de ensino um estágio probatório de 3 anos, que acredito ser equivalente a uma residência profissional, pois o professor neste momento está aliando a teoria com a prática e se não for aprovado perderá o direito de sua efetivação. A diferença está na falta de valorização profissional e de investimento na estrutura escolar.
Um bom profissional aplica seus conhecimentos teóricos com troca de experiências e uma construção coletiva!!
Conhecer é passo importante para construir. Fazer residência pode ser um passo importante para desenvolver trabalho com acompanhamento.
Acredito que formação e qualificação fazem um profissional diferente, com a rápida mudança que ocorre hoje em toda a sociedade , o profissional da educação tbm precisa de aperfeiçoamento…. bem legal
A união de todos leva ao caminho do sucesso!
É uma iniciativa extremamente positiva, pois o profissional precisa conhecer na prática os desafios impostos pelo processo educacional.
Leitura muito boa
Maravilha
O conhecimento da escola, a convivência com o colegas e toda a comunidade escolar é uma estratégia para a construção de possíveis intervenções necessárias para a construção do coletivo da escola.
A reflexão sobre o assunto ampliou o campo de visão de maneira a qualificar e deixar mais tranquilo o trabalho.
Muito interessante
Aliar teoria e prática é fundamental para o sucesso .
A melhor forma de concretizar o conhecimento é a prática,
Para este tipo de trabalho todos os professores deveriam ser lotados em apenas uma escola, dedicação total. Como um diretor vai conseguir motivar um quadro de educadores tão fragmentado!
A pratica precisa ser associada a teoria.
A pratica precisa ser associada a teoria e vice e versa
Uma excelente estratégia para inserir o professor no contexto escolar.
Imersões em outros lugares, vivenciando diferentes modos de ser e fazer pedagógicos, trazem maior qualificação para o profissional.
É inegável que somente a prática em sala de aula no dia-a-dia irá definir a vocação do indivíduo que optou pela docência que, acionado pelas mudanças na sociedade também necessita de canais de aperfeiçoamento e atualização para qualificar o seu trabalho.
Toda e qualquer profissão requer aperfeiçoamento. A profissão de professor muito mais, isso inclui a quem se disponibiliza a ser gestor, pois cabe a ele envolver toda a comunidade escolar. Seu trabalho só terá sentido e será bom se todos contribuírem para um locar de resultados e harmonia.
A preparação é muito importante para conhecer e saber qual o melhor caminho a trilhar.
A qulificação dos profissionais de educação deve ser continuada, estamos sempre aprendendo. Más é necessario haver uma valorização salarial como reconhecimento do profissional.
Considero a iniciativa exelente para motivar o professor a se qualificar e dessa forma atingir resultados melhores junto a seus alunos.
A qualificação do Professor garante proporcionar momentos de aprendizagem significativos.
Prática e teoria precisam caminhar juntos.
O estágio que existe nas universidades deveria ter esse objetivo, mas infelizmente ao invés de receber um valor de custeio de suas despesas, o futuro docente ainda precisa pagar de seu bolso a disciplina de estágio na Universidade. Isso pode produzir um efito inverso do que este que é relatado no texto.
O cargo de Direção exige muito fisicamente e muitas habilidades articuladoras. Uma integração e motivação constantes dos seus colaboradores. Acredito que uma formação aliada na função seria uma vantagem para função.
Excelente
Aliar teoria e prática é interessante, mas nem sempre a a teoria condiz com a prática
A aprendizagem significativa depende em grande parte, da qualificação do professor
Teoria e prática associadas, geram ótimos resultados.
Excelente programa, pois alia teoria a prática
Para que a escola tenha sucesso os profissionais precisam trabalhar a teoria x prática em consonância voltadas para a comunidade está inserida.
Associar teoria com prática traz resultados positivos.
Na teoria se aprende, mas somente na prática você vê o resultado.
TEORIA E PRATICA SEMPRE CONTRIBUI PARA UMA MELHOR FORMAÇÃO.
Teoria e prática são importantes, uma complementa a outra. Matéria muito interessante.
A “residência” antes de atuar na rede pública, é uma proposta inovadora e potencialmente transformadora para a educação. Esse conceito, similar à residência médica, sugere que professores possam passar por um período de imersão prática, acompanhados por mentores experientes, para desenvolver habilidades e estratégias de ensino antes de serem efetivamente inseridos no ambiente escolar. Esse debate é apresentado amplamente em todo o mundo por António Nóvoa, uma das grandes personalidade da educação.
A capacitação de gestores para implementar políticas e práticas que valorizam a formação inicial e continuada dos professores, é crucial nesse processo. A residência pedagógica poderia ser um componente determinante nessa formação, proporcionando um ambiente de aprendizado em que os futuros educadores têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em situações reais, refletir sobre suas práticas e receber feedback de profissionais mais experientes. Nesse campo, há forts indícios de que a qualidade da educação possa ser melhorada de forma significativa nas escolas públicas, por considerar que os professores ingressariam na carreira já preparados para enfrentar os desafios cotidianos da sala de aula. Há uma preparação técnica, alinhada com a visão de metas pedagógicas estabelecidas pela gestão escolar, fortalecendo o compromisso com a formação integral dos alunos.
A educação no nosso país precisa de profissionais bem preparados tanto em teoria quanto em prática e o estágio aliado ao estudo contempla isso. Não basta o professor ter o conhecimento ele também precisa saber passar esse conhecimento passar para seus alunos, sendo assim um facilitador no desenvolvimento do aprendizado.
Muito interessante, pois aprendemos realmente quando colocamos a mão na massa, quando nos deparamos com a realidade escolar e quando somos desafiados a cada dia.
A formação adequada e ainda com estágio remunerado atrai bons profissionais, com certeza terá ótimos resultados
Teoria e prática andando juntas!!!
Teoria e pratica para obter resultados