O segredo das escolas de sucesso

Publicado em 26/03/2013 | AGÊNCIA O GLOBO

Christopher Day, professor emérito da Universidade de Nottingham

Ao longo dos últimos 20 anos, o pesquisador inglês Christopher Day tem se dedicado a pesquisas sobre gestão nas escolas. O interesse pela Educação surgiu na sala de aula, quando era aluno e escolheu seguir o magistério porque teve péssimos professores. Decidiu que queria ser melhor que eles. Hoje, como professor emérito da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, coordena um estudo em 20 países sobre como é a liderança em colégios de sucesso. O Brasil pode aumentar essa lista em breve.

O senhor pode falar sobre seus estudos nessas escolas consideradas de sucesso em 20 países?

Há 13 anos, me pediram para fazer pesquisas sobre como os professores podem contribuir para os resultados dos alunos. Quando eu e meus colegas começamos a investigar, encontramos muitos artigos sobre como os professores trabalham, mas poucos baseados em observação e entrevistas com diretores, estudantes, professores e parentes. Fiquei surpreso. Depois do trabalho feito no meu país, tive um encontro com colegas de universidades de outros países. Então, decidimos que seria vantajoso juntar os estudos para ver se o trabalho dos diretores é igual em um país e em outro, em busca de trabalhos bem-sucedidos dos líderes das escolas. Começamos a construir o que é a maior base de dados de escolas bem-sucedidas, agora, em 20 países. Temos cerca de 120 escolas.

Qual é a diferença entre o gestor de sucesso e os que não têm o mesmo resultado?

A primeira é o resultado dos alunos nos testes. É parte do trabalho da escola educar estudantes para que tenham bons resultados nas provas. Mas também descobrimos que há princípios iguais em várias escolas. Um deles é fazer com que os alunos se sintam bem, tenham saúde emocional. Assim, os alunos podem ser cidadãos e contribuir com a sociedade. Isso é tão importante quanto os resultados acadêmicos. Porém, durante nossos estudos, levamos em conta também as escolas que se preocupam em fazer um trabalho não só com os alunos bem-sucedidos academicamente, mas com aqueles que não têm resultados tão bons. Chamamos isso de igualdade ou justiça social.

O que esses líderes de sucesso têm, especificamente?

Eles têm muito mais semelhanças do que diferenças. Aprendemos com os líderes de sucesso que não é preciso ter valores parecidos, mas saber como aplicar os princípios, considerando a situação em que a escola está inserida, combinando essas estratégias com sua realidade. É necessário levar em conta algumas questões: a vizinhança em que a escola está inserida, a relação da comunidade com a escola, os professores.

O que achou das escolas daqui?

Fomos a uma escola municipal no Rio de Janeiro. A escola tinha uns 300 estudantes, falamos com a diretora, com algumas crianças e demos uma volta nas salas de aula. A diretora estava lá há mais de 20 anos. Uma das perguntas que eu fiz era se aquela era uma escola de sucesso. Ela disse que sim. Eu perguntei como ela podia afirmar isso. E ela respondeu que a maioria das crianças, quando saía da escola, sabia ler e escrever. Questionei como ela conseguia isso. E ela deu duas respostas. A primeira foi que todos os professores tinham vontade de ensinar e, quando enfrentavam problemas, se uniam para resolver. A segunda foi bem interessante: a forte ligação com os pais. Ela os convida a participar do colégio. Se analisarmos pela ótica das escolas bem-sucedidas pelo mundo, encontramos o mesmo, um forte relacionamento com os pais, mesmo quando eles não querem isso. Mesmo quando os pais resistem, o diretor faz questão que eles frequentem a escola, mostrando a importância disso.

Existe alguma curiosidade sobre essas escolas bem-sucedidas?

Os diretores não saem da escola. Eles têm comprometimento com a comunidade. O fato de eles permanecerem ali passa para a comunidade uma mensagem de que aquela pessoa se interessa pelo progresso da escola. É uma mensagem poderosa: sou um professor dessa comunidade, comprometido com ela. Você observa que esses professores são inquietos, estão sempre procurando outros desafios e maneiras de desenvolver a escola e os estudantes.

O senhor pode nos dar o exemplo de uma escola que não tinha comprometimento com esses princípios e passou a ter?

Vou dar o exemplo de uma escola que estava para fechar, localizada em uma zona de conflito. Uma vez, numa manhã, uma pessoa foi encontrada morta na porta. Nove anos depois, a comunidade é a mesma, mas o colégio agora pode ser descrito como um oásis. Foi transformado. Uma nova diretora entrou. Ela assumiu em setembro e começou mandando pintar todas as paredes das salas de aula, para que, quando as crianças voltassem das férias, já percebessem que algo havia mudado.

O que mais ela fez?

Ela promoveu encontros com os pais e estabeleceu uma relação próxima com a comunidade. Além disso, em vez de entrar na escola e apenas se sentar atrás de uma mesa, ela foi para as salas dar aula com os professores. Ela fez com que eles melhorassem. Outra iniciativa importante foi tentar resolver a ausência dos alunos. Se um estudante não aparecia, ela não esperava para ver o que ia acontecer. Tentava um contato por telefone com os pais e chegava até a fazer uma visita à casa do aluno. Vale destacar que os professores que estavam na escola quando os resultados eram ruins continuam lá.

Existe uma avaliação no Brasil que atribui notas às escolas. Às vezes, há colégios com avaliações bem diferentes, localizadas no mesmo bairro. O que o senhor acha desse método?

Esse é um bom sistema para tentar descobrir por que uma escola está melhor do que outra na mesma comunidade. Minha sugestão é pegar essas avaliações e ver as diferenças dos líderes das escolas. Suspeito que a resposta estará aí.

Como o senhor vê o uso de tecnologias nas escolas? Elas são realmente essenciais?

O mais importante, claro, é o professor. Mas, óbvio, o mundo muda, e a escola tem que mudar junto. Em muitos países, muitas crianças ficam mais tempo interagindo com a tecnologia fora da sala de aula do que passam dentro da escola. Isso me diz que temos que abraçar a tecnologia na Educação se ainda queremos exercer influência nos estudantes. Isso não substitui o professor, mas ele tem que abraçar a tecnologia se quiser continuar sendo efetivo na sua maneira de ensinar.

70 Comments to “O segredo das escolas de sucesso”

  1. Um gestão comprometida faz toda diferença.

    1. Acredito na força da comunidade escolar. Engajar a comunidade na escola é um dos segredos para o sucesso no aprendizado do aluno.

    2. Ou a escola inova e usa as tecnologias a favor ou estará em desvantagem.

    3. De acordo com os dados apresentados , é evidente que as experiências de gestão compartilhada contribuem para a melhoria da escola e reflete em melhores resultados e índices de aprendizagens, bem como em relações de respeito e diálogo entre os sujeitos e com todos os segmentos de uma comunidade escolar.

  2. direção e professores comprometidos meçlhoram sensivelmente a educação

    1. Creio que todo compromisso equivale a acordos comuns a diferentes atores, é preciso antes de qualquer compromisso que seja firmado ima intersecção entre os atuadores do fazer educacional.

  3. A ferramenta bem usada pode ser de muita ajuda para o aprendizado dos alunos,mas a escola pode oferecer seus despositivos para o uso em sala de aula.Ainda temos a salas de informatica para uso.

  4. Considerando a análise das pesquisas e dados apresentados, fica claro o quanto são positivas as experiencias de gestão compartilhada com todos os segmentos de uma comunidade escolar. A atribuição de responsabilidades e também de gestão, traz consigo um sentimento valorização dos seus integrantes e elevação da autoestima resultando e comprometimento e resultados.

  5. Conteúdo de excelência. Concordo plenamente que os professores precisam abraçaracausada educação e atualizar-se no uso de tecnologias para poder planejar atividades usando as TICs.

  6. a figura e a mão do líder tem muito a ver com o desempenho de qualquer instituição de ensino.
    comprometimento.

  7. A escola de sucesso depende de todos os segmentos…

    1. O engajamento de todos os segmentos na escola é fundamental para o bom desenvolvimento pedagógico: desde a entrada na escola, recepção, lanches, sorrisos, atividades esportivas, professores criativos, estrutura física da escola, etc.

  8. Acredito que a tecnologia deve ser utilizada como mais um entre tantos outros recursos pedagógicos que o professor tem à sua disposição.

  9. Para a melhoria do aprendizado é necessário o engajamento dos professores, nas também da equipe gestora.

  10. Acho importante estar conectado às novidades , dispositivos eletrônicos, bem como estar próximo ao aluno. Fazer com que seja protagonista.

  11. Quando toda a comunidade escolar está engajada, com certeza, os resultados serão satisfatórios.

  12. muito bom

  13. Achei muito bom ver como as escolas fazem

  14. bom aproveitamanto.

  15. É importante que toda Comunidade Escolar se engaje nas atividades tecnológicas, para um melhor resultado.

  16. Quando se faz com amor, o resultado é maravilhoso!!!!

  17. O texto só reafirma a importância da afinação entre todos os seguimentos da escola.

  18. Muito bom saber como uma gestão participativa faz a diferença na escola, com apoio de todos os segmentos que fazem parte da escola.

  19. Excelente contribuição para as escolas que realmente querem fazer a diferença.

  20. Muito aprendizado sobre Gestão Participativa. Gratidão.
    Sirlei Lenice Rodrigues

  21. O segredo para o sucesso é a aproximação da equipe gestora da comunidade escolar. professores, alunos e suas famílias.

  22. O segredo para o sucesso é a aproximação da equipe gestora da comunidade escolar. professores, alunos e suas famílias.

  23. Quando toda a comunidade escolar está em busca do mesmo objetivo os resultados serão satisfatórios.

  24. Escola de sucesso depende do engajamento de toda comunidade escolar

  25. Faço parte de uma Gestão participativa na escola que trabalho.

  26. Quando damos ao aluno liberdade e estamos ao seu lado para que eles sintam-se confiantes, eles são capazes de nos surpreender positivamente. Só precisamos acreditar.

  27. Para construir uma educação de sucesso, é preciso mais do que resultados acadêmicos; é essencial cultivar o bem-estar emocional dos alunos e fortalecer os laços com a comunidade escolar.

  28. É básico rever e reafirmar a importância do papel do professor na construção da escola de sucesso.

  29. Temos que cativar e envolver os alunos com novas tecnologias para conquistar e motivar os interesses de cada um.

    1. mostrar a importância de cada um no processo de ensino- aprendizagem e convivio social, professores, funcionários, alunos, família e equipe diretiva, incentivando a participação de todos no alcance dos objetivos.

  30. O comprometimento da equipe diretiva com professores, funcionários e comunidade escolar. O envolvimento de todos pode sim, tornar o aprendizado melhor.

  31. A diferença bem como a mudança só é bem alicerçada se a gestão for bem organizada.

  32. Uma escola de sucesso depende do engajamento da equipe gestora juntamente com os demais membros que fazem parte da comunidade escolar.

  33. É necessário a equipe gestora trabalhar junto com a comunidade escolar.

  34. Promover um ambiente agradável, acolhedor, justo, democrático e criativo deveria ser tarefa de todos os membros da comunidade escolar.

  35. O segredo é fazer com que todos os envolvidos tenham os mesmos objetivos comuns e estejam engajados para que se tornem realidade através da participação efetiva e consciente de todos, comprometendo-se com seus compromissos compartilhados com a equipe gestora.

  36. Precisamos envolver, incentivar e valorizar a comunidade num todo, disponibilizar os recursos necessários aos professores e alunos para um bom desenvolvimento. Valorizar cada ação que venha agregar na aprendizagem, tanto dos professores como dos alunos. Reconhecer que cada setor é muito importante para chegar ao sucesso.

  37. Para construirmos uma escola de sucesso precisamos unir a comunidade escolar em prol de um objetivo comum, considerando todos os aspectos, seja ele social, emocional e pedagógico.

  38. a escola deve estar sempre ligada a comunidade

  39. Muito bom o conteúdo do texto.

  40. todos os segmentos sao importantes para uma escola de sucesso .

  41. Uma Gestão de Diretores será bem sucedida no momento em que existe a participação de todos os seguimentos, escola, família e comunidade

  42. mostrar a importância de cada um no processo de ensino- aprendizagem e convivio social, professores, funcionários, alunos, família e equipe diretiva, incentivando a participação de todos no alcance dos objetivos.

  43. O Comprometimento da escola dever ser diário, é dessa forma que o engajamento da comunidade acontece, quando se percebe presença diária da gestão comprometida com a mudança e preocupada com o bem estar de seus estudantes, professores e comunidade. A escola não é somente indice de aprovação, mas também relação e partilha.

  44. Educação. Gestão, Liderança, Sujeitos…
    Responsabilidade, compromisso, falas e escutas, estudo, comprometimento são atitudes de um bom gestor. Saber dividir as alegrias e as tristezas, as tarefas também fazem parte. Acredito também no amor do que se faz, na escuta dos meus pares, sejam eles alunos , funcionários e professores. A escola é uma grande família, uma vez que muitos buscam na escola este olhar. E a família nada mais é amor, cumplicidade, comprometimento e administração em todos os campos, financeiros, no carinho, no “puxão de orelha”… Enfim, educação é o cuidado, zelar pelo bem estar acadêmico de todos os envolvidos neste processo de liderança e também criando um ambiente escolar acolhedor e positivo, onde os alunos se sintam valorizados e apoiados. Esta é uma visão ampla da educação e muito importante é viabilizar a igualdade e a justiça.

  45. Gestão escolar comprometida e unida com a comunidade escolar

  46. engajamento é tudo.

  47. Uma escola de sucesso e democrática tem que respeitar e ouvir a todos da comunidade escolar em busca de objetivos comuns e organizar o melhor caminho de alcança-los.

  48. Para construir uma escola de sucesso é preciso unir a comunidade escolar.

  49. Alunos com bons resultados, sentindo-se bem no ambiente escolar, oportunidade para todos garantindo a igualdade de justiça social. Professores com vontade de ensinar, e unidos na adversidade, comunidade participativa e Gestor com muita presença no ambiente escolar, transitando em todos os espaços interagindo com todos segmentos.

  50. Alunos com bons resultados, sentindo-se bem no ambiente escolar, oportunidade para todos garantindo a igualdade de justiça social. Professores motivados, com formações periódicas, e unidos na adversidade, comunidade participativa e Gestor com presença no ambiente escolar.

  51. Considerando pesquisas, relatos e praticas, é perceptível que a gestão democrática, necessita de boas escutas, onde a liberdade, responsabilidade e o dialogo franco, sejam constantes.

  52. Induzir e fomentar entre professores e alunos a relevância de uma construção sólida de conhecimentos e dinamizar o uso e difusão das ferramentas dessa construção, desde as inter-relações até as tecnologias.

  53. O comprometimento e participação do Gestor sempre irá contribuir para a motivação dos demais.

  54. A gestão escolar é essencial para uma participação democrática da comunidade.

  55. Importante: A diretora da Escola de Sucesso não apenas sentou-se atrás de sua mesa e ficou distribuindo tarefas, ao contrário, se comprometeu juntamente com os docentes e foi para a frente da sala ajudar a dar aulas, esse exemplo merece respaldo porque é difícil encontrar diretores que realmente entendem o trabalho do professor e se dispõe a enfrentá-lo juntos. Para que haja uma transformação na educação todos devem se comprometer e não apenas realizar cobranças…

  56. Acredito que não exista uma receita pronta, pois há problemas específicos em cada região em cada escola. Atualmente o que acontece muito é a evasão escolar, para amenizar é necessário que a equipe diretiva trabalhe junto com os professores e juntos encontrar. E para isto o diretor de Escola precisa estar aberto para ouvir os professores, alunos, pais de alunos e o restante da equipe gestora.

  57. O segredo de uma Escola de sucesso é o envolvimento de toda comunidade escolar, manter um dialogo aberto com professores, funcionários, alunos e pais.

  58. A gestão democrática abre espaço para integrar a comunidade escolar e pressupõe a ideia de participação responsável para a garantia da aprendizagem dos alunos.

  59. Para uma gestão compartilhada é necessário que alunos e professores estejam comprometidos com a Escola e para que isso aconteça temos que criar condições para que os agentes estejam motivados.

  60. Excelente leitura

  61. Excelentes questionamentos e colocações. Realmente concordo com todo o conteúdo exposto. Além de resultados didáticos temos de ter alunos equilibrados emocionalmente, envolvidos e conscientes de seus papeis na comunidade que estão. Professores humanos ainda são a melhor ferramenta para a evolução do conhecimento e das nações. Ter uma equipe com saúde mental é imprescindível para o sucesso da gestão.

  62. A receita do sucesso é envolver toda comunidade escolar no processo de ensino e aprendizagem, fazer com que todos participem ativamente de todos os projetos( direção, alunos, família, professores e demais servidores da rede).

  63. Professores comprometidos conseguem os melhores resultados.

  64. O segredo de uma escola de sucesso, é ter uma gestão comprometida, que impulsione, motive, desafie, incentive e seja inspiração para todo o grupo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *