Em 14 de novembro, na Bienal do Livro da Bahia, em Salvador, a presidente da Abrale, Silvia Panazzo, participou da mesa “Leitura, Escola e Sociedade”, juntamente com Nadja Cezar Rodrigues (Coordenadora Geral dos Programas do Livro/FNDE), Fábio Cordeiro (presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia) e Valdineia Barreto, do Conselho Regional de Biblioteconomia da Bahia.
O presidente do FNDE, Marcelo Lopes da Ponte, abriu o evento destacando as políticas públicas geridas pelo FNDE, com ênfase no PNLD. A mesa abordou o papel dos livros educativos (didáticos e literários) como artefatos promotores do desenvolvimento da leitura e da formação cidadã dos estudantes da educação básica; a importância das bibliotecas escolares e dos bibliotecários na formação de leitores e o PNLD como política pública de formação dos acervos das bibliotecas.
O FNDE anunciou a formação do GT de Bibliotecários, que passará a dialogar com a gestão do PNLD, visando avançar na formação dos acervos das bibliotecas escolares. O evento lançou na Bahia a campanha nacional #soubibliotecaescolar que visa mobilizar a sociedade para garantir o cumprimento da Lei 12.244/2010, a qual estabelece que todas as escolas públicas e privadas tenham biblioteca escolar.